As empresas ainda não entenderam o tamanho de um projeto de adequação à LGPD

 A LGPD está causando uma mudança cultural nas empresas uma vez que formaliza a maneira como os dados devem ser coletados e tratados. Vários times responsáveis pelos seus processos estão envolvidos, mas tenho visto que ainda não entendem a prioridade e o tamanho desse projeto. Segundo uma pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Softwares (ABES) feita com mil empresas no território nacional, 60% ainda não estão em conformidade com as regras da lei. A Fortinet fez outra pesquisa e mostrou que o Brasil sofreu mais de 2,6 bilhões de ataques cibernéticos na primeira metade do ano. Então a quantidade de ataques é muito superior que o nível de proteção hoje das empresas brasileiras. 

Apesar da LGPD não estar oficialmente em vigor e que ela pode entrar a qualquer momento, as sanções  que estão previstas na lei estão postergadas para agosto de 2021. Mas é importante lembrar que os demais artigos da LGPD valerão a qualquer momento, dependendo do presidente. 

Um exemplo famoso foi a multa que a varejista Hering tomou ao colocar uma tecnologia de reconhecimento facial em uma de suas lojas piloto de SP. A LGPD não está em vigor ainda, mas a empresa foi condenada a pagar R$ 58,7 mil. 

Neste cenário, a diretoria ou o conselho da sua empresa precisam entender a importância da LGPD e como essa lei muda a cultura da empresa. É a diretoria/conselho que precisarão reforçar a necessidade de colaboração de todos os envolvidos com suas tarefas dentro do projeto de adequação e enfatizar que o sucesso das entregas depende do engajamento de todas as áreas da cooperativa.

Sem isso, vai ser bem difícil esse projeto sair do lugar na sua empresa.

Eu também falo sobre o tema nesse vídeo:

Referências:
Brasil: Menos de 40% das empresas demonstram estar em conformidade com a LGPD. - http://www.abessoftware.com.br/noticias/brasil-menos-de-40-das-empresas-demonstram-estar-em-conformidade-com-a-lgpd
Brasil sofreu mais de 2,6 bilhões de ataques cibernéticos na primeira metade do ano - https://minutodaseguranca.blog.br/brasil-sofreu-mais-de-26-bilhoes-de-ataques-ciberneticos-na-primeira-metade-do-ano/

Um comentário:

  1. Boa tarde! Muito legal o BLOG, obrigado pelo material! Sou formado em Redes, tenho interesse em trabalhar com SI e estou buscando minha primeira certificação.

    ResponderExcluir