Golpe da compra falsa no Mercado Livre

Olá pessoal,

Quem faz vendas pelo Mercado Livre deveria conhecer o golpe da fake venda que ocorre com frequência no Mercado Livre. Comigo, a tentativa de golpe aconteceu ontem (26/03/2020). Mas o que me impressionou foi a quantidade de amigos que responderam o meu post no Instagram contando que já tinham passado por isso. Vou contar o que aconteceu:

De manhã postei para venda um Smartphone com Mercado Pago (aquele que o cliente não paga o frete). Não era minha primeira venda, mas e se fosse? 
  • Enfim, de tarde recebi um e-mail de venda, muito parecido com o que o Mercado Livre envia quando uma venda é efetuada.
  • Logo em seguida recebi outro e-mail, dizendo que o Mercado Pago estava com problemas, mas que o dinheiro iria para a minha conta diretamente. Aqui acendeu um alerta na minha cabeça. 🔔
  • Mais um e-mail solicitando que eu pausasse o anúncio enquanto o Mercado Livre processasse a venda. Mais um alerta acendeu🔔
  • Logo em seguida outro e-mail do "comprador", dizendo que havia efetuado a compra do meu smartphone.

Acho que os 4 e-mails vieram com intervalo de 1 minuto entre cada um deles.

Clique na imagem para vê-la em tamanho real.
Obviamente eu estava feliz em ter vendido o celular. Já estava formatando ele com as configurações original de fábrica. Porém, percebi que ao atualizar a página do Mercado Livre ou do APP, nenhum alerta eu havia recebido. Fui investigar os e-mails recebidos! Ali vi que:

1️⃣ O remetente do e-mail de venda do Mercado Livre não era do domínio Mercado Livre, mas um muito similar: "mercadolivrevendas.aprvadas24hrs@mercadopagoapk.com". Notem que esse remetente possui erros de português. 😆
2️⃣ Haviam erros de português no corpo do e-mail. Foi ali também que notei que o valor da minha venda tinha um acréscimo de R$ 200,00 para envio pelo Sedex. Hora, eu tinha feito pelo Mercado Pago, ou seja, eu não receberia nada a mais pela venda. 🤔
3️⃣ Eu não recebi alerta no aplicativo nem na página do Mercado Livre. 🔔

Por isso, sempre que efetuarem uma venda, confiram tudo! As dicas acima servem para tudo, em qualquer canal de venda. Vou até deixar o e-mail que recebi acima para te ajudar a identificar o golpe, é só clicar para abrir a imagem em tamanho original.

Encontrei uma matéria do Techtudo de Julho de 2019 relatando casos parecidos, uns que infelizmente a pessoa perdeu o item da "venda".
Obviamente, relatei tudo ao Mercado Livre. É possível também abrir um pedido que bloqueio do domínio falso para o serviço de hospedagem. 

É isso pessoal! Atenção sempre. 😘

Nenhum comentário:

Postar um comentário