Existem diversas ferramentas disponíveis no mercado para serem utilizadas
na execução de uma atividade. A ferramenta que garante o máximo aproveitamento
será a mais adequada.
Quando uma empresa escolhe uma ferramenta para a execução alguma atividade,
normalmente o custo dela pesa muito mais que qualquer outro critério. Muitas
empresas esquecem que a ferramenta deveria ser madura o suficiente a ponto dos
bugs não explodirem na tela do usuário a todo instante. Usabilidade então, é
algo que praticamente nem consta na lista de critérios de decisão. Já
dependência e integração sempre dá com o famoso e maldito jeitinho brasileiro.
Maldito pois na próxima atualização da ferramenta vai ocorrer um bug crítico e a
integração vai parar de funcionar, CERTEZA! Consequentemente, o aproveitamento é
uma caixinha de surpesas.
Vamos a um exemplo clássico: ferramenta de leitura e envio de e-mail
corporativo. Qual ferramenta para esta atividade amamos? O Microsoft Outlook,
pois é gerenciável com qualquer servidor de e-mails. Agora os amantes do Linux
vão me apedrejar afirmando que o Thunderbird é gratuito e faz um excelente
trabalho de gerenciamento de e-mail. Concordo em partes: quando trabalhei com
servidor Exchange o Thunderbird não deu conta. Precisou de Plug-in e ainda assim
era bem "ruinzinho". Calendário do Exchange no Thunderbird então, melhor não
comentar.
Não é questão de costume! É questão de produtividade!
Consequentemente, facilidade e usabilidade contam muito. Não
necessariamente uma ferramenta adequada é uma ferramenta paga. Se todos numa
empresa utilizassem o LibreOffice e recebesse treinamento adequado para ela,
todos a amariam! Tem muita ferramenta gratuita que se comporta igual à
ferramenta paga (não, definitivamente não é o caso do LibreOffice caros colegas
de TI). Mas aí, o problema é que normalmente essas ferramentas são gratuitas
para uso pessoal e pagas para uso corporativo. O jeito é colocar as opções
adequadas na balança e ver qual lado pesa mais: custo X produtividade.
Ainda bem que já existem empresas especializadas que fazem esse
balanceamento para você. De qualquer forma, duvido muito que a empresa que não
está disposta a gastar com um pacote básico de Office contrate uma consultoria.
Eles deveriam pensar assim: Pacote básico do Microsoft Office X LibreOffice
+ Thunderbird + treinamento
Eles pensam assim: Pacote básico do Microsoft
Office X LibreOffice + Thunderbird + Suporte técnico
Tenho pena do povo do
suporte interno que precisa ouvir uma pergunta besta como: "Não consigo formatar
a página nesse Word da China. Me ajuda?". Eu já passei por isso.
Em outros casos, uma ferramenta de código livre e gratuita é 100% adequada
ao meu trabalho. Mas aí vem o pessoal da infraestrutura de TI com o papinho de
que não é homologada, então não pode usar. Ocorre muito com ferramentas onde o
pessoal da infra não possui conhecimento suficiente. Em vez de solicitar apoio,
eles partem pra ignorância. Ou o trabalho deles é tanto que simplesmente não
existe tempo pra homologação.
Eu já trabalhei na infra, então não estou querendo tocar na ferida de
ninguém. Acho justo a empresa se preocupar para que eu não "perca tempo com
atividades não necessárias", como os testes de uma ferramenta alternativa. Se é
nessa linha que a empresa quer seguir, que homologue, pois como a descrição já
diz: é gratuita. Mas essa desculpa de "ferramenta não ser homologada" em
empresa de tecnologia é inaceitável!
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