O que é um MVP e como ele ajuda o seu negócio?

MVP significa Produto Mínimo Viável e vem da sigla em inglês para Minimum Viable Product. Isso quer dizer que um MVP nada mais é do que construir a versão mais simples e enxuta de um produto, empregando o mínimo possível de recursos para entregar a principal proposta de valor da ideia. Isso também te ajuda a validar o produto antes de seu lançamento.

Sabe aquela grande ideia que você teve e agora quer empreender? Uma das metodologias mais conhecidas para o desenvolvimento de produtos e serviços é a do Produto Mínimo Viável. 

 

3 passos simples para criar e melhorar seus MVPs

Eles são os seguintes:

  • Definir a proposta de valor
  • Testar a resposta do mercado
  • Iterar

 

Passo 1: Definir a proposta de valor do seu produto/serviço para o MVP

Todo modelo de negócio começa com a hipótese de que determinada proposta de valor atrairá a atenção do mercado e gerará receita a ponto de obter lucro. Pense qual é a proposta de valor do seu negócio. 

 

Passo 2: Testar a resposta do mercado

Após desenvolver um MVP que contemple a proposta de valor, é hora de entender o interesse do mercado no produto a ponto de justificar o investimento.

Existem muitas formas de validar a ideia. Uma delas é fazer um teste alpha, que consiste em lançar o produto ou serviço para um público controlado. Já no teste beta, divulga-se o MVP para o público geral.

Atenção: os lançamentos controlados são mais indicados para soluções que podem apresentar problemas inesperados caso haja muita demanda. 

 

Passo 3: Iteração

Após o teste do Produto Mínimo Viável, é chegada a hora de interpretar os feedbacks recebidos.

Nem tudo o que o usuário diz faz real sentido para o seu modelo de negócio, mas ainda assim o mercado é a melhor forma de testar o seu modelo de negócio.

Antes de realizar o investimento, avalie se a sua hipótese precisa de mais testes. Então, priorize o que realmente faz sentido para a construção de valor da sua proposta.

 

5 dicas para criar um MVP

  1. Foque na proposta de valor central e na criação da hipótese.
  2. Faça benchmarking para encontrar atalhos. Aprender com os erros dos outros é sempre mais barato e economiza muito tempo de desenvolvimento.
  3. Antes de testar qualquer MVP, saiba o que é um resultado bom ou ruim e como medi-lo.
  4. Aplique o seu MVP a um contexto realista. Usar amigos e família como representações do mercado costuma enviesar drasticamente os dados e pode motivar decisões equivocadas.
  5. É sempre interessante criar métricas para o seu negócio. Elas fornecerão os aprendizados necessários para você replicar acertos e evitar erros.

 


É isso pessoal! Espero que tenham gostado. Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário