Como funcionam os Critérios de Aceitação de uma estória?

Quando terminamos a implementação de uma feature, no universo ágil, não podemos deixar de falar em critérios de aceite.

Critérios de aceitação de uma estória nada mais é que uma lista (tipo um checklist) para verificar se a estória de implementação foi feita de acordo com o que o Product Owner definiu/pediu, atendendo assim os requisitos para a utilização do usuário.

Esses critérios surgem de perguntas que a equipe de desenvolvimento faz ao PO no momento em que a estória está sendo descrita, na busca por obter mais detalhes do que deve ser implementado.

Garantir que o que foi desenvolvido irá realmente gerar valor para o cliente é um desafio, pois precisamos entender verdadeiramente quais são as suas necessidades. Trabalhar com estórias e com Critérios de Aceite bem definidos garante que possamos chegar no melhor possível a ser entregue com o projeto, gerando qualidade e aceitação daquilo que a equipe de desenvolvimento dedicou seu esforço.

Agora, vou deixar abaixo alguns critérios que são utilizados nas estórias de algumas equipes que conheço. As estórias não são fechadas se os criterios não são atendidos.

Critérios de aceite de Qualidade:

  • Foram executados os roteiros testes?
  • Foi feita a tradução em Inglês?
  • Foi feita a tradução em Espanhol?
  • Foi feito o link para URL do help?
  • Foi criado o json e recurso dos novos menus?
  • Foi feito teste com redimensionamento (visão monitor24', visão noteboox, visão tablet, visão celular)?
  • Foram implementados os id's dos elementos?
  • Foram validadas as rotinas em Chrome, Firefox e Edge?


Até mais! 😀

Nenhum comentário:

Postar um comentário