O System Team por vezes faz jus à expressão "pau para toda obra". Ja falei bastante sobre o System Team no post anterior AQUI, mas vamos listar aqui algumas de suas atribuições. Depois veremos se não chegamos todos a uma conclusão assim. 😉
- Participamos das releases plannings de todas as equipes onde atuamos, auxiliando no refinamento do backlog para definir a os testes das histórias;
- Criamos novos cenários de testes automatizados;
- Estendemos os cenários de testes para conjuntos maiores de dados;
- Organizamos os casos de testes construídos pelos times individualmente em suítes ordenadas;
- Realizamos teste manual e executamos testes automatizados para novas features e histórias;
- Eealizamos o teste dos requisitos não funcionais do sistema.
- Auxiliamos a identificar problemas e gargalos do produto.
Pensem comigo, nós do System Team temos que conhecer muito sobre os produtos e sistemas que testamos para poder fazer as atividades acima.
O cenário de atuação do System Team
Após os testes efetuados nas equipes de desenvolvimento, entra a equipe de homologação do System Team que realiza o teste de aceitação baseado nos critérios de aceite da feature. Os critérios de aceite já foram previamente definidos pelos analistas de sistemas. Assim é testado e validado se todas as histórias sincronizadas no mesmo código fonte atendem aos critérios de aceite da feature, conforme imagem abaixo.
Times responsáveis pelos diferentes níveis de teste. |
Após a homologação realizada o System Team, através de uma outra equipe de analistas de testes, executa um teste de regressão completo ponto-a-ponto no sistema onde o objetivo é verificar se após a sincronização de todas as features no mesmo branch o sistema continua funcionando como deveria, conforme imagem abaixo.
Teste ponto-a-ponto do System Team. |
Nesta etapa o System Team torna-se responsável por documentar e criar casos de testes para áreas do sistema nunca antes mapeadas, gerando assim um grande valor de conhecimento para todos que trabalham com teste na empresa. Na prática, a equipe do System Team torna-se referência na integração dos produtos (fazendo jus à expressão "pau para toda obra"). Outro tipo de teste que o System Team é responsável é o teste de integração com outros sistemas a fim de validar se as novas versões desenvolvidas continuam compatíveis com outros sistemas.
Com a estruturação da equipe para se adaptar ao SAFe onde uma equipe de testes (os QAs) que está junto aos desenvolvedores testa as histórias do usuário, e outra que está junto ao System Team testa as features, a qualidade do teste e a identificação de bugs foi elevada consideravelmente, pois conseguimos detectar defeitos em vários níveis diferentes do processo.
Concordam? Discordam? Comenta aí! 😀
Referências:
CABRAL, Samuel Pierri. FERNANDES, Anita Maria da Rocha. Teste de Softwares Utilizando um Framework Ágil Escalável. UNIVALI, Florianópolis, SC, Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário